Em Março de 2012 o Asterisco vai iniciar uma temporada de oficinas temáticas com duração de 1 mês.
Espetáculos em repertório: A Casa do Sol, baseado em obras de Hilda Hilst, e Roleta Russa, que tem como ponto de partida uma visita à sala do falecido Sr. Bertolt Brecht
Muito obrigada à Incomodança Escola de Danças de Salão, grande parceira do Asterisco: www.incomodanca.com.br

BARBÁRIE


foto: Elba Rocha

Barbárie é livremente inspirado em Dizer Sim, texto da argentina Griselda Gambaro. Encenado pela primeira vez em 1981, o texto original diz respeito aos dramas vividos na Argentina durante a ditadura e figura, para aquela nação, um drama político sobre a violência obscura do poder.


Um “inocente” jovem chega até a barbearia para cortar os cabelos, mas se vê coagido a trocar de função com o barbeiro. Um suspense tragicômico se mantém no desenvolvimento da trama até seu desfecho, quando o jovem é degolado.

A cena aposta nos jogos de inversão que a relação entre os personagens sucinta: o opressor oferece espontaneamente seu poder ao oprimido, para que ele tenha a impressão que detém, de fato, algum poder. Distraído no exercício de seu possível poder, o oprimido torna-se mais suscetível ao domínio opressor, agora velado pelas suas estratégias aparentemente bem intencionadas, ainda que duvidosas.

Barbárie reserva grandes lacunas a serem preenchidas através de intertextualidades. Dentre as inúmeras relações possíveis, a montagem aposta na analogia entre barbeiroXcliente e chapeuzinho-vermelhoXlobo-mau, como eixo principal da cena. O esquete trabalha com a chamada dramaturgia aberta, ou seja, não existe um texto fixo. Portanto, novas relações intertextuais são descobertas a cada repetição da cena, durante o improviso dos atores.

A partir do eixo principal chapeuzinho-vermelhoXlobo-mau e das diversas relações imprevistas estabelecidas pelos atores em improviso, o público é convidado a farejar em suas próprias referências culturais e pessoais outras relações que a cena possa lhe oferecer.



foto: Elba Rocha

Categories:

Leave a Reply